quinta-feira, 31 de maio de 2012

A minha Gravidez


Queremos engravidar! :D

2011 vai ser o ano (se DEUS quiser, e DEUS é grande) da melhor fase da nossa vida.
Eu e o meu "namorido" Filipe já falávamos disto há algum tempo. Mas desde que estamos a morar juntos (Outubro 2010) que o desejo se tornou mais forte.
Em Janeiro larguei a pílula e comecei a tomar o FOLICIL.

5ªfeira – 23 de Fevereiro

Ontem fui ao Ginecologista. Tinha consulta marcada para as 18h e só fui atendida depois das 20h. O Filipe foi comigo e já estava desesperado... Fui vista pelo médico, fez-me a citologia e observou que continuo com uma pequena ferida no útero. Penso eu que seja no útero... Agora é esperar pelo resultado.
Amanhã, se a preguiça não levar a melhor, vou fazer análises. Depois é levar os resultados ao meu médico de família e continuar com os "treinos".  E rezar para que a “coisa” pegue.

6ª feira – 24 de Fevereiro

A preguiça levou  a melhor... Não fui fazer as análises. :S Mas quero ver se na próxima folga vou sem falta. Quem não vai ficar muito contente com isso são os meu chefes. O trabalho está a aumentar. A partir de Março vamos ter mais quatro lojas que vêm da zona norte do país. Como se não tivéssemos trabalho que chegasse... 
Na reunião de ontem o Rogério disse que tínhamos de fazer as lojas da Páscoa até dia 10 de Março e que não havia folgas para ninguém para a semana. Pois sim, como se isso fosse acontecer.
Tem estado uma semana espectacular. Sol quentinho. Parecem dias de Primavera. Não é normal para esta altura do ano. Mas há noite o frio volta para nos lembrar que ainda é Inverno. 
Já são 17h. O Filipe ainda não chegou. 
Estou  cheia de fome. Vou comer. Depois vou tomar uma banhoca que andei em limpezas. Devia de passar a ferro. Mas a preguiça não me deixa. Malvada!!

5ª Feira - 5 de Maio (4 semanas e 3 dias)

Já lá vai algum tempo desde que não escrevo. Bastante até... 
A PÁSCOA já passou. Trabalhei dois feriados este mês. Bem bom!
O DIA da MÃE também já passou. Ofereci uma mala grande à minha mãe. Ela adorou! Ela adora malas! :D Espero que por esta altura no próximo ano também tenha uma prenda no dia da mãe. Seria ótimo!! O Filipe está mais ansioso do que eu para ter o seu Afonso na minha barriga e nos seus braços. Ma só para o contrariar vai ser uma Salomé. :P 
Só quero é um bebé saudável e perfeito. Cheio de saúde :D
Só esta 2ª feira passada é que fui fazer análises. Ai a preguiça! Já vi os resultados na Internet. A CLINOVA tem um site que dá para ver os resultados. Parece estar tudo em ordem. Agora é marcar consulta com no médico. O que vai ser outro tormento...
O meu período está atrasado. Deveria ter vindo na 3ª ou na 4ª feira. Já vou no meu 32º dia do ciclo e até agora nada. Nem sinais dele quando vou ao wc. Na semana passada comecei com umas moínhas no baixo ventre semelhantes às da vinda do período. Até pensei que estivesse para vir mais cedo. Esta semana continuaram...
No início da semana (2ªfeira) começou-me a doer o peito e a ficar duro que nem pedra. Ainda me dói. Tudo sintomas do “red”, mas nem sinal dele. 
Hoje tive de me vir embora do trabalho ao meio dia. Cheia de tonturas! Ainda continuam. Pode ser a tensão baixa. Deveria de ter ido à farmácia, mas cá está, a preguiça levou a melhor. Já bebi um cafézinho para ver se ajuda. Não posso tomar nada porque ainda não sei em que estado estou. Por mim e pelo Filipe gostaríamos que fosse em estado de graça. :D Vamos a ver se amanhã me sinto melhor. Espero bem que sim. Detesto sentir-me assim. Além de que não convém andar a faltar ao serviço, senão comem-me as horas todas.
Quando começamos os treinos em Março descobri que a Cris estava grávida. O que aumentou a minha ansiedade. Queria tanto um bebé este ano, mas não me lembrei de fazer as contas para o conseguir. Ela já está de 20 semanas. Na 4ª feira passada foi ao obstetra a Pombal e descobriu que vai ter uma menina. :D Que fixe! Confesso que fiquei com um bocadinho de inveja... mas é uma inveja saudável. :P Que corra tudo bem com as duas é o que desejo!
A Vânia teve a menina dela há duas semanas. Fez ontem, se não estou em erro. Teve de ser parto induzido. A cachopa não queria sair. Já tinha acabado o tempo no Sábado. Esteve 7:30h em trabalho de parto. Ficou toda “rasgada” ao ter uma menina com 3,500kg. :D Desejo-lhe as maiores felicidades e que corra tudo bem. 
Bom, vou ver a 2ª mão da meia-final para a Liga Europa, Braga-Benfica (1-2) na 1ª mão. Esperemos que corra tudo bem e que vá à final com o F.C.Porto.
................

O Benfica perdeu 1-0 com o Braga. Pois...

6ª feira – 6 de Maio (4 semanas e 4 dias)

Hoje de manhã fiz um teste de gravidez por descargo de consciência.
Só estou com 2/3 dias de atraso, mas continuo com as tonturas.
O resultado foi este:   
                  
Será??!! Se fosse negativo a 2ª risca não apareceria!!!
Se realmente for positivo nem de 3 semanas estou. Se for a contar com o início da última menstruação estaria de 4 semanas e 4 dias!
Ai meu PAI do Céu ajuda-me!!! Estou tão assustada... :S
Hoje à tarde vou à farmácia medir a tensão e se calhar compro um teste da ClearBlue para tirar as teimas. Seja o que DEUS quiser. E DEUS é grande! :D

----------
Não comprei o teste da ClearBlue. Só me iria dizer o número de semanas e tenho uma boa ideia de quando foi.
Fui à farmácia medir a tensão e a mínima está um pouco baixa a 5,4. Pode ser essa a causa das tonturas.
Fui ao Centro de Saúde marcar consulta, mas só consegui para 6ª feira, 13 de Maio. Não aguento esperar tanto tempo com esta dúvida.
A Vânia aconselhou-me a ir a uma clínica de análises fazer um teste de urina. Se fizer de manhã, à tarde já tenho o resultado. Ela disse também que se fosse preciso ia para o C.S às 8h da manhã de 2ª feira guardar-me vez para ser atendida. Tão querida! :)

4ª feira – 11 de Maio (5 semanas e 2 dias)

Acabei por ir ao Hospital de Torres Novas na 2ª feira. Fui para lá por volta das 19h e saí eram quase 21:30h. Apanhamos alta seca para estarmos cinco minutos com um médico que me apalpou a barriga e me pôs a dieta... Eu contei-lhe os sintomas que tinha e dos testes de gravidez positivos. Ele disse que os testes positivos eram 100% fiáveis. Quanto à dieta disse que não podia beber leite nem derivados. Nada de comida crua, tipo fruta e saladas. What??!! Nada de leite!!!!???? Só pode estar a brincar. Algum dia eu aguento sem beber leite??!! Quer dizer, quando mais preciso ele tira-mo^?! 6ª feira já falo com o meu médico para ver o que ele me diz. 
A minha mãe disse-me hoje que ia comigo ao médico... Apareceu-lhe um caroço na virilha. Lá se vai a surpresa... Só lhe queria dizer depois do teste de sangue. Queria fazer uma surpresa toda gira. Assim já não dá. Bolas!!
As moínhas e dores de barriga continuam. Dizem que é o útero a expandir. Podia ser menos doloroso, não?!
Amanhã dou a notícia aos meus pais. Vamos a ver como corre.

6ª feira – 13 de Maio (Dia de Nossa Sra de Fátima / 5 semanas e 4 dias)

Na 4ª feira quando saí do serviço a minha mãe ligou-me. Disse que ia à consulta do médico comigo porque precisava dumas receitas. Lá se foram os planos de esperar pelas certezas por água abaixo.
Ontem às 17h fui buscar o Filipe ao trabalho e decidimos antecipar a surpresa. Tínhamos que dar a notícia à nossa família antes de ir ao médico. Então lá fomos comprar uns babetes em cor creme que diziam: “Eu sou o orgulho dos meus avós”. :D Depois fomos comprar duas molduras e meti os babetes lá dentro. 

Embrulhei-os quando cheguei a casa. Ficou muito giro! :)

A imagem não é das melhores...


Primeiro fomos  a casa dos meus pais. 
Pedi para abrirem o embrulho ao mesmo tempo e dissemos que era um agradecimento por tudo o que têm feito por nós. A minha mãe quando abriu o embrulho só conseguiu ver um babete. Ela nem leu nada!! Começou aos gritos!!!!! Passou a moldura para o meu pai, veio aos gritos e aos pulos ter comigo e abraçou-me!!! Eu até me assustei quando ela deu o 1º grito!!! :D O meu pai ficou calado, a sorrir, a olhar para o babete. :P Depois a minha mãe mandou mensagem ao meu irmão a contar-lhe. Ele hoje veio cá almoçar e deu-me os parabéns.
Em seguida fomos aos meus sogros. Fizemos a mesma coisa. 

Dissemos que era um agradecimento e para abrirem juntos. A minha sogra quando abriu aquilo ainda ficou a olhar um bocado, do tipo, a tentar perceber o que estava lá escrito. Olhou para mim a abanar a cabeça com um sim, como quem diz: “É verdade?!” – e eu respondi-lhe também com um acenar de cabeça positivo e um sorriso. Deu-me um abraço. O meu sogro agarrou-se a mim a dar-me beijos na cara. Acho que ainda deixou escapar uma lágrima :p
Foi tão giro!! Tanto de um lado como do outro. Mas a reacção da minha mãe... aquilo só visto. Lol!
À noite o Filipe ligou para os irmãos a dar a novidade. O Paulo quis logo falar comigo para me dar os parabéns. Disse que estava muito contente. O Márcio também ficou feliz. :)

Na 6ª lá fomos ao médico, chegamos lá às 8:30h para fazer a inscrição e só fomos atendidas às 10h. O que vale é que só tinha duas pessoas à minha frente e foi rápido.
Passou-me a análise à urina e foi só. Disse que podia comer normalmente e quando tivesse o resultado positivo para lá ir.
Agora vou fazer a análise amanhã, mas só tenho o resultado 2ª feira. Mas marquei logo consulta com o médico para 6ª. Isto está a andar tão devagar... só quero ter aquele positivo na mão e fazer uma 1ª ecografia para ver se está tudo bem com o nosso bebé. Mas confesso que no fundo, no fundo estou com receio do resultado. Tudo aponta para positivo, mas a dúvida está sempre presente. Mas eu acredito que a minha Mãe do Céu está a olhar por mim e que tudo vai correr bem. :)

Domingo – 15 de Maio (5 semanas e 6 dias)

Ontem de manhã, por volta das 9:30h, fui à CLINOVA com a minha mãe entregar a urina para fazer o teste de gravidez. Paguei 0,80€ com credencial do médico. Se tivesse sido sem credencial teria sido 6€ que foi o que a Vânia pagou quando engravidou da 2ª filha.  
A senhora da clínica disse que se quisesse saber o resultado que podia ligar entre as 12:30h e as 13h que me diriam o resultado. Fiquei tão aliviada por não ter de esperar até 2ª feira, mas ao mesmo tempo ansiosa e nervosa.
Fomos até ao mercado e por volta do meio dia voltamos para casa para almoçar.
Quando chegou ao meio dia e meia a minha mãe disse para ligar. Mas eu queria esperar porque achava que ainda era cedo, mas ela insistiu. Então, fui para o quarto para ficar sozinha, e liguei.
Dei o número do tubo que tinha no recibo e o meu nome. Do outro lado ouvi um super, hiper, mega POSITIVO!!!!! Ai que alívio! Quando ia a sair do quarto vi a minha mãe à porta a sorrir e abracei-me a ela a chorar. Depois veio o meu pai e abracei-me a ele a chorar. Começou a chorar também. Ele também estava com receio do resultado...
Em seguida, de lágrimas nos olhos e a fungar, liguei para o Filipe. Ele ouviu-me a chorar e pensou que fosse negativo. Depois lá lhe disse que era positivo e ele disse para não lhe voltar a pregar um susto daqueles! :p Coitado! Disse que ate teve de ir para o wc chorar... :)
Hoje fomos almoçar aos meus pais. O meu irmão não me largava a barriga. E ainda nem começou a crescer. :) A Cristina disse que ele estava com um bocadinho de inveja. O meu irmão adora cachopos! Está deserto para ter o dele. Mas por enquanto a vida financeira deles não lhes permite. Mas vai ser tio. Também vai ser uma aventura interessante!
Fizemos o teste da agulha. Dá-me primeiro uma menina, depois um menino e pára. À minha cunhada dá igual.




Domingo – 5 de Junho (8 semanas e 6 dias)

Hoje foi dia de eleições para encontrar o novo Primeiro-Ministro. Ganhou o PSD. Mas vamos ao que interessa.
No dia 20 de Maio, dia do aniversário do Filipe, tinha uma consulta médica no Centro de Saúde. O meu médico faltou. Queria mostrar-lhe o meu teste de urina positivo para me passar análises, mas não foi possível. Marquei nova consulta para dia 2 de Junho.  Na 2ª feira seguinte fui para uma nova consulta, mas sem marcação. Assim que fiz o registo e me sentei, uma das assistentes desliga o telefone e diz que o doutor tinha acabado de ligar a dizer que estava doente. Filho da mãe!!!!!!! Fiquei pior que estragada! Sorte do caraças!! Mas não desisti e fui a uma consulta de recurso. A Vânia sabia que eu estava sozinha e foi ter comigo ao Centro de Saúde. Foi uma querida! Entrou comigo e tudo para falar com o médico. Era um brasileiro. Bem “bacana”. :) Passou-me as análises e o selo de isenção, mas disse que tinha de ser o meu médico a passar a ecografia das 12 semanas...
Esta 5ª feira fui a nova consulta. Cheguei lá por volta das 9h e as pessoas já tinham feito o registo. Fui perguntar se podia fazer o meu, mas não havia luz. Só o podiam fazer quando a luz voltasse. Tinha consulta para as 10:30h e só fui atendida uma hora depois. Depois de fazer o registo fui à Clinova buscar as minhas análises, mas como era feriado em Torres Novas aquilo estava fechado. Bolas!
Lá fui eu à consulta, sem exames para mostrar, mas pedi à mesma a ecografia. Lá ma passou, mais uma receitas de Folicil com ferro (FOLIFER). Depois disse para procurar um obstetra. Praticamente disse-me para ir para um privado. Mas eu não quero pagar 70€ ou mais por mês, por consulta. Pois, porque as consultas têm de ser mensais. Ai, este médico dá-me cabo do juízo. Isto é tudo novo para mim e ainda não sei muito bem como fazer as coisas. Mas sei que os quase 500€ que gastaria em 7 meses de gestação dariam bastante jeito para comprar coisas para o bebé... Que raio de médico me haveria de calhar...
A eco das 12 semanas já está marcada. Marquei para dia 1 de Julho, 6ª feira, em Ourém. A Cris arranjou-me uns contactos de umas clínicas que fazem as ecografias. Ao menos isso já está tratado...


5ª feira - 30 de Junho (12 semanas e 3 dias)

Ontem não fui trabalhar. Na 3ª feira andei todo o dia com um mau estar terrível na barriga. Não sei se era estômago ou o que era. Hoje acordei com dor de cabeça. Vesti-me e tomei o pequeno-almoço. 

Ultimamente  tenho-me sentido indisposta durante o 1º pequeno-almoço. Hoje não foi excepção. Como se não bastasse tomei um Ben-u-ron assim que acabei de comer por causa da cabeça. Nem passaram 5 minutos e já estava no w.c. a vomitar. Fiquei em casa por ordem do Filipe. :P

6ª feira - 1 de Julho  (12 semanas e 4 dias)

Hoje foi um dia mágico! O dia em que finalmente vi e ouvi o meu bebé!!! :D
Dia 1 de Julho, o dia da 1ª ecografia!
Acabaram-se as dúvidas do “será que tenho mesmo um bebé na barriga? Será que está tudo bem com ele?” SIM!!!! Está tudo óptimo! Fiz uma ecografia endovaginal para se poder ver melhor e via-se tudo tão perfeitinho. As perninhas a esticar e a encolher, os bracinhos, a cabeça, os olhos, a coluna e o coração. O coração!! Ai o coração!!! :D Foi um momento incrível ouvir aquele bater acelerado que parecia que lhe ia sair do peito. Não consegui controlar as lágrimas!!! E o pai também não! :p
Ver o meu bebé a mexer dentro de mim foi tão lindo!! Mas o melhor mesmo foi a médica dizer que estava tudo bem e que era perfeitinho! O que mais pode um pai pedir... :)
Agora estou ansiosa para receber a ecografia. Vão enviar para o Centro de Saúde. 2ª ou 3ª feira já cá deve estar. 
Na 3ª feira tenho consulta com o meu ginecologista. Vamos a ver se ele me diz as semanas reais de gravidez e a data prevista do parto. A médica não me falou em nada disso e eu, com aquela emoção toda, esqueci-me de perguntar. Era fixe era que desse para gravar a ecografia. Ficar com a recordação do meu bebé com 12 semanas de gestação e o som incrível do seu coração. Tão forte...!
Agora entro numa nova fase de ansiedade. “Qual será o sexo da criança? Estará a desenvolver-se bem? Como será o parto? Serei uma boa mãe?” E vai ser assim o resto da minha vida! Acabou-se o sossego! :D Mas estou feliz... :)
Agora é fazer contas à vida e decidir quem me vai fazer o acompanhamento. Centro de Saúde ou privado? Ai, tantas dúvidas e tantas decisões!!

Domingo – 10 de Julho (13 semanas e 6 dias)

Os meus pais passaram cá por casa para irmos andar. Trouxeram as calças novas do Filipe, que eu tinha pedido para subirem a baínha, e trouxeram-me uma prenda! :)Um conjunto em branco e com linhas verdes que dizia: “A primeira roupinha”! Opá, fiquei encantada! É tão fofo!!


Os meus pais vão oferecer-me o carrinho do bebé com o ovo. A minha mãe viu uma promoção nas lojas TANY quando foi comprar o fatinho. 
Na 6ª feira fui lá ver e gostei bastante. É o modelo da CHICCO: CT 02 FUEGO.



Custava 339€ e com a promoção ficou a 249€. Como a promoção acabava no Sábado a minha mãe tinha de dar uma resposta. Mas a senhora da loja foi muito fixe porque deixa a minha mãe ir pagando em suaves prestações até ao final do ano. Quando estiver pago vamos lá buscá-lo. Acho que foi uma boa compra. Em vez de dar tudo de uma vez vai pagando faseadamente. O que de outro modo seria bastante difícil para os meus pais.
Ontem à noite fomos ao café do meu cunhado, futuro padrinho do nosso bebé, em Casais Martanes. Neste momento, ele e a mulher, moram em Casais Castelo, Torres Novas. Casais Martanes fica mais longe. Sensivelmente a uns 20 minutos de T.N.
Só lá estava ele. A Sílvia já tinha ido para casa. Dissemos que os meus pais nos iam oferecer o carrinho + ovo. Ele disse que já tinha andado a ver no fim de semana passado. E que sendo assim que nos oferecia a cadeirinha auto. Fixe!! Grandes padrinhos!! :D


5ª feira - 14 de Julho  (14 semanas e 3 dias)

Hoje, às 9h,  fui a uma consulta médica de Planeamento Familiar que afinal era de Saúde Materna, uma vez que já estou grávida. Fui primeiro atendida por uma enfermeira. Fez um apanhado geral do meu historial. Deu-me o meu Boletim de Grávida. Finalmente! Pesou-me, mediu-me a tensão. Depois fez-me urinar para dentro de um copo para ver se havia alterações na minha urina que causassem infecções urinárias. Havia uma pequena alteração, mas como não me queixo de nada, tá tudo normal. Deu-me uns folhetos informativos e mandou-me esperar na sala de espera para ser consultada pelo médico. Demorou uns 15 minutos até ser chamada outra vez.
Já no consultório, mostrei as minhas análises ao meu médico de família. Estão óptimas! Sou imune, tanto à toxoplasmose como à rubéola. Fixe!
Passou análises que estavam em falta do 1º trimestre. E passou uma de rastreio pré-natal que eu não sabia muito bem o que era ou como se fazia e onde. Disse que a eco do 2º trimestre era só lá para as 22 semanas e marquei nova consulta para dia 18 de Agosto para me passar análises e a eco do 2º trimestre.
Entretanto, como já tenho 31 anos, recomendou que fosse seguida pela Obstetrícia do Hospital de Torres Novas. Enviou um e-mail a informá-los da situação e, disse que no espaço de um mês hei-de receber uma carta em casa com a data da consulta. Em princípio é onde serei seguida. Coisa mais estranha. Não tenho uma gravidez de risco! As minhas análises estão todas óptimas. O bebé, de acordo com a eco, está bem.  31 anos não são 40! Não percebo o stress do homem. Mas enfim...
Pedi-lhe o cheque dentista e tirei as dúvidas que tinha. Uma das análises precisava de vinheta, pois foi passada à mão. Quando perguntei à moça da recepção onde poderia fazê-la ela não percebeu bem que tipo de análise era, pois só dizia que era pré-natal, e foi perguntar ao médico. Quando volta diz-me que era uma amniocentese. Fiquei parva!!! Esse tipo de análise só se faz numa gravidez com uma idade mais avançada, tipo 35 / 37 anos. A moça disse-me para pedir uma 2ª opinião e é o que farei.  Às vezes não percebo este médico. A consulta correu tão bem e depois no fim acontece isto.  
Haja paciência...

6ª feira - 19 de Agosto (19 semanas e 4 dias)

Andei, pela 1ª vez, de ambulância. Espero não voltar a repetir porque é horrível!!! Mas comecemos pelo princípio.
Desde Sábado à noite que comecei com umas dores fortes na zona da bexiga. Era uma pressão enorme, como quando estou muito sem ir ao wc. Mas depois de ir a dor passa. Mas dessa vez não. A dor continuava. Mas quando estava na cama era pior. Tinha dores horríveis ao virar-me. Estive assim até 3ª feira. Lá resolvi ir ao hospital de Torres Novas. Fui para lá às 8:30h. Apanhei um médico que foi uma besta. Fartou-se de ralhar comigo a dizer que aquilo era o útero a expandir. Eu é que sei as dores que tinha!!! Disse que não me podia fazer nada a não ser dar-me Ben-u-ron. Mas lá se decidiu a mandar-me para Abrantes. Esperei pela ambulância e quando chegou foi a pior viagem da minha vida!!!! Sentei-me numa cadeira com apenas um cinto de segurança à cintura e sem nada para me agarrar a não ser os braços da cadeira. Nem sei como não os arranquei fora tal era a força  com que me segurava!!!
Lá cheguei a Abrantes, sã e salva. O Filipe vinha de carro atrás da ambulância.
Esperei uns 15 minutos, mais coisa menos coisa, a ser chamada para o rastreio. A seguir mandam-me para o 5º andar onde fica a Obstetrícia / Maternidade.
Lá chegou a minha vez e fui atendida por uma médica super simpática. Fiz uma análise rápida à urina, em que estava tudo bem e fiz uma ecografia. Primeiro endovaginal para ver se estava tudo bem com o colo do útero. E depois uma abdominal para ver o bebé. Voltei a ouvir o coraçãozinho dele. Tão acelerado. Parecia mesmo um comboio!! :D 
Graças a DEUS estava tudo bem, tanto comigo como com o bebé. É mesmo o útero a fazer das suas :p Pelo menos posso ficar mais descansada até à ecografia morfológica.
3ª feira vou ao meu médico de família para ele me passar a baixa. Vai-me custar ficar em casa sozinha sem nada para fazer. Vou começar a trepar  paredes!!!


6ª feira – 26 de Agosto (20 semanas e 4 dias)

O médico passou-me 12 dias de baixa. Acaba Domingo. Depois diz que tenho de ir tentar trabalhar. Vai ter sorte!
2ª feira tenho a consulta de Saúde Materna às 9h. Tenho de pedir as análises do 2º trimestre e a tão ansiada ecografia morfológica. :D Depois tenho de marcar uma consulta normal para ele me passar nova baixa. 
Hoje tive de ir ao banco Credito Agrícola buscar uma papelada do seguro auto que precisamos assinar. Quando dei uma olhadela na minha baixa vi que o meu médico pôs lá que não posso sair de casa, a não ser para ir a consultas médicas. Só me apetece apertar-lhe o pescoço e dar-lhe uns belos bofetadões!!!!

Dá-me cabo dos nervos este homem!! E eu dou em maluca se ficar o resto da gravidez trancada em casa!!!

6ª feira – 2 de Setembro (21 semanas e 4 dias)

Hoje foi dia de Ecografia Morfológica (2º trimestre). 
A consulta era às 10:15h em Ourém. Só fui atendida às 11h.
Graças a DEUS está tudo bem com o bebé!! :D Pesa 484g. A médica diz que está grande! :) Mas sexo... nem vê-lo... Pois é...o meu bebé não se mexeu durante toda a ecografia! E a médica bem fez força e abanou lá o aparelho dela e nada!!! Só faltou furar-me a barriga de tanta força que fez. Bolas!! Está de cabeça para baixo e com os pés para o meu lado direito. Encolhidos, mesmo à frente daquilo que queríamos ver... Vamos ter de aguentar mais um tempo até sabermos se é menino ou menina. Apesar de a médica ter dado 99% de hipóteses de ser menina pela maneira como estava posicionada. Mas não há certezas! 
Ontem pela 1ª vez consegui ver o bebé a mexer. :D Estava deitada no sofá da sala e comecei a senti-lo. Já o sentia antes, mas sem certezas de que fosse ele. Mas ontem consegui ver dois saltos na minha barriga seguidos. Deviam ser pontapés! :D Chamei o Filipe, mas ele já não conseguiu ver. 
Depois fui para a cama ver tv e lá começou outra vez a mexer. O Filipe pôs a mão e até se assustou quando sentiu o primeiro pontapé do filho/a!! :D Sentiu duas vezes. Uma em cima, onde tem os pés e, outra mais abaixo, onde tem as mãos. Foi tão fixe!!! :D Hoje para compensar não se mexeu nem por nada. Mas normalmente só o consigo sentir à noite. 
Na 2ª feira lá fui a mais uma consulta materna. Mais do mesmo com a enfermeira e, com o médico, foi só passar análises. Depois tentei marcar uma consulta para o dia a seguir para renovar a baixa. Estava tudo cheio. Mas a moça disse para tentar uma consulta de urgência. Lá fui com o Filipe às 13:15h de 3ª feira para o Centro de Saúde para ganhar vez. O médico só atende quatro pessoas e passa quatro receitas. 
Fiz a inscrição e esperei e desesperei até ser chamada às 16h. Tendo em conta que o médico só chegou às 15h até nem foi mau. 
Lá me renovou a baixa até dia 10 de Setembro e dia 12 já tenho nova consulta para nova renovação. Quanto ao facto de não poder sair de casa ele diz que não há problema. Normalmente só me aparecem à porta quando é mais tempo de baixa. Depois quando começar a ser seguida no hospital tenho de pedir à médica que me passe um papel com baixa até final da gravidez para entregar ao médico.
Sinto-me um pouco desanimada por não ter certezas se é menino ou menina. O pai então nem se fala. Mas estou super feliz por ter um bebé aparentemente saudável e normal :D


A Cris teve ontem a menina dela às 18h. Foi por cesariana. É tudo o que sei. O parto estava marcado para hoje, mas algo se deve ter passado para ter sido ontem. Quando ela estiver melhor vou tentar saber o que se passou. Mas o que importa é que estão as duas bem.

6ª feira – 9 de Setembro (18 semanas e 1 dia)

Ontem apanhei um susto daqueles!!!
Lanchei por volta das 18h. Uma tosta de queijo com leite. Senti-me logo cheia. O Filipe estava deitado na cama e, então, fui-me deitar ao pé dele.
Entretanto a minha mãe telefona-me para irmos andar. Levantei-me e fui-me vestir. Já estava a sentir um peso na barriga. Ate me lembro de comentar com o Filipe que devia ter vestido a faixa para ir andar. Ele desceu comigo para ir ao Lidl e eu disse-lhe que sentia a minha barriga pesada. Fui ter com a minha mãe e disse-lhe o mesmo. Fomos andar à mesma. 
Ao passar ao pé do café “Café com Letras” começo a sentir-me mal. O meu coração começou a bater forte nos meus ouvidos até deixar de ouvir a minha mãe a falar. Comecei a sentir-me super quente e zonza, a minha vista começou a ficar turva. Sentia-me mesmo a arrastar os pés. Pensei para mim mesma “é melhor parar antes que me “estatele” aqui no chão”! Só me lembro de parar, chamar a minha mãe (ela ia toda entusiasmada a falar e ia ligeiramente à minha frente, nem se apercebeu que eu estava a ficar para trás) e encostar-me a um muro. Depois só me lembro de estar no chão a ouvir a minha mãe a gritar por socorro!!! 
Ela diz que eu me encostei ao muro e depois comecei a fraquejar dos joelhos e a cair para frente. Ela segurou-me, mas não tinha forças porque eu era um ‘peso morto’! A preocupação dela era eu cair de barriga no chão ou de bater com a cabeça no muro e parti-la. Graças a DEUS não aconteceu nenhuma das duas.
Quando dou por mim já estavam algumas pessoas à nossa volta. Quando olho para o lado estava lá um rapaz com um copo de água com açúcar na mão. Nem sei de onde ele saiu!!! :D Bebi a água aos poucos e comecei a sentir-me melhor. O rapaz ofereceu-me o telemóvel para ligar a alguém, mas não me conseguia lembrar do número do Filipe. Sorte marreca!!! 
Acabei por melhorar e voltamos a pé para casa. Felizmente estávamos perto! :)
Quando chegamos a casa a minha mãe contou ao Filipe e ele até mudou de cor. Coitado!! Fartou-se de pedir desculpas por não ter ido connosco. Eu tinha-lhe perguntado se ele queria ir. Mas ele fica sempre a preparar o jantar. 
Hoje a minha mãe contou-me ao telefone que quando contou ao meu pai que ele ficou logo todo aflito. Que não voltava acontecer nós irmos andar sem ele. Uma comédia!!! :D
Hoje dá para rir!! Ontem nem por isso...
Coitada da minha mãe!! Foi a que apanhou o susto maior!! Ainda hoje treme só de pensar!!! :D
Felizmente já estou melhor! Teimosa como sou não fui nem ao hospital nem à farmácia medir a tensão... Enfim...

2ªfeira – 19 de Setembro (24 semanas)

6ª feira passada fui ao hospital de Torres Novas à consulta de Obstetrícia.
Cheguei perto das 9h e entreguei a carta que tinha recebido em casa com a data da consulta. Passados 5 minutos fui logo chamada para outra sala. Processou-se tudo como no Centro de Saúde. Enfermeira primeiro, médica depois. 
A médica foi super atenciosa. Preencheu-me o boletim de grávida, pois havia muita informação em falta. Fez-me um exame ginecológico, ouvi o coração do meu bebecas e, comprovou que estava tudo bem.
No final da consulta disse-me que, como não havia nenhum factor de risco, ia mandar-me de volta para o meu médico de família. Fiquei pior que estragada!!!
Hoje fui a uma consulta de urgência com o meu médico para me renovar a baixa e para informá-lo da situação. 
Foi o meu pai para o Centro de Saúde às 7h para me arranjar vez. Era a primeira das consultas de urgência. :) E fui a segunda pessoa a ser atendida. A primeira também era uma senhora grávida. 
Quando contei ao médico o que se tinha passado com a obstetra também ficou pior que estragado. Ele achou que foi explícito na carta que mandou para o Hospital. Mas se formos a ver a única coisa que ele disse foi que eu estava grávida de 14 semanas (na altura) e que tinha 31 anos.
Aos olhos dele, uma gravidez aos 31 anos é considerada gravidez de risco. Foi o que ele aprendeu na Faculdade!!!! What??!! E quando é que foi isso, no milénio passado??!! Ai, que atrasado!!!
Para rematar a conversa disse que se a obstetra não me seguisse a gravidez que ele também não o faria. Ele não segue grávidas com mais de 30 anos!!! E se assim fosse que teria de ir para um privado!!! 
Privado??!! A sério??!! Ele tem a obrigação de me seguir!! Se por alguma razão não conseguir ser seguida em Torres Novas, faço queixa dele e mudo de médico. Já estou com este homem pelos cabelos. Será que não tenho direito a uma pausa?! Só quero ter uma gravidez tranquila e ser seguida por gente profissional! E o meu médico nesse aspecto, deixa muito a desejar. 
Só fez uma coisa boa desta vez. Escreveu na baixa (20 dias desta vez) que podia sair de casa. Yeeee!!!! :D Ao menos isso! 
Agora é aguardar pela resposta do hospital... Enfim...


Sábado – 24 de Setembro (24 semanas e 5 dias)

Estes dias têm sido um “rebolation” dentro da minha barriga!!! :D 
O meu bebé está mais irrequieto que nunca! Finalmente consigo senti-lo com nitidez. Ele dá murros (ou cabeçadas), dá pontapés e até a sinto a mexer-se dum lado para o outro!!! Antes só sentia leves toques, pareciam espasmos. Mas agora, às 24 semanas de gestação (5 meses e meio) sinto-o a mexer nitidamente! É simplesmente...incrível!!!! :D Estou ansiosa para que as outras pessoas o consigam sentir também. Ele não gosta muito de mãos estranhas! Eheheh!!! Às vezes lá faz a vontade ao pai e mexe quando ele põe a mão. :D
Estou a entrar numa fase espectacular da minha gravidez!!! :)

Ando deserta para fazer comprinhas! 
Já comprei 2 packs de fraldas. Umas da marca Intermarché, um pack pequeno à volta de 4, 40€. Comprei também um pack completo da DODOT que traz fraldas  T1 (2 a 5 kg) com 26 fraldas  e T2 (3 a 6kg) com 50 fraldas. Traz incluído uma caixa com toalhetes, um porta-toalhetes e 2 livrinhos.
Comprei em promoção no Intermarché toalhetes da DODOT por 3,99€ com 1,99€ para o cartão. E comprei no Continente 6 packs de toalhetes da Johnson por 8,99€ com 4,99€ para o cartão. Só espero é que o bebé não faça alergia a nenhum dos toalhetes... :P
Amanhã vou ver a promoção de roupa no Continente com 50% para o cartão. E tenho de ir também à Wells ver de um creme para mim. Acho que estão com promoção de 20% para o cartão. Tenho também o talão da Wells com 10% de desconto em cartão.
Para a semana quero ir comprar uma mantinhas para o bebé. Mas terá de ser depois do Filipe receber.
Na semana passada recebi o cheque da baixa. Recebi apenas 18 dias. Deveria ter recebido 21, mas ao fim de 12 dias de baixa o meu médico quis que fosse trabalhar. É óbvio que não fui! Mas ele em vez de me prolongar a baixa, passou-me uma nova de 12 dias. Logo, comeram-me 6 dias.

5ª feira – 6 de Outubro (26 semanas e 3 dias)

Na semana passada recebi uma carta para comparecer a uma Junta Médica em Torres Novas, nesta 4ª feira às 16h. Andei stressada o resto da semana com receio que me mandassem trabalhar.
Cheguei lá e devo ter esperado uns 15 minutos até ser chamada. 
Entrei numa sala onde estavam dois médicos. Perguntaram-me o porquê de estar de baixa e de quanto tempo estava. Estive lá, acho que nem dois minutos! :) Deram-me uns papéis para a mão e desejaram-me boa sorte. Quando cheguei à secretária para me carimbar o papel é que vi que me tinham dado continuação da baixa. :D
 Nem foi preciso relatório médico!!! :D  E ainda bem porque na 2ª feira fui para o Centro de Saúde às 7:30h para arranjar vaga com o médico e ele tinha metido os dias de 2ª e de  3ª feira. Como na 4ª foi feriado ele aproveitou para ficar de fim de semana prolongado. E o povinho que se lixe!!! É o costume.
Amanhã lá tenho eu de ir outra vez guardar vez, pois a minha baixa acabou ontem, dia 5. Que seca!!!
Já marquei a ecografia do 3ª trimestre para dia 18 de Novembro às 10h. Desta vez tenho de me lembrar de levar as ecos antigas. Na última consulta esqueci-me... :P
Já agora, estou constipada. Pois, só me faltava esta... Comecei no Domingo com dores de garganta e já sabia o que aí vinha. Na 2ª comecei com os espirros e com o nariz ranhoso. Na 3ª vomitei duas vezes, uma de madrugada e outra às 11h. A tosse e o assoar puxaram-me o “gregório”. Mas não voltou a acontecer. Na 4ª comecei com tosse e continua. O Filipe até diz que acordou comigo a ressonar... :D 
Tenho andado a tomar Ben-u-ron, mas não deve adiantar grande coisa. Mas também é a única coisa que poso tomar. Tenho bebido leite com mel e chá com mel. Tenho de comprar fruta, também me faz bem.
Dizem que é mais difícil curar uma constipação na gravidez. Sem dúvida! Só espero que a minha não dure muito mais. Tenho receio do que possa fazer ao bebé... 


Domingo - 23 de Outubro (28 semanas e 6 dias)

Felizmente a constipação só durou uma semana! :D
Na sexta-feira fui fazer as análises do 2º trimestre. Como boa portuguesa que sou, deixei tudo para a última hora. Mas tenho uma explicação. No Fórum “De Mãe para Mãe”, as grávidas queixavam-se muito de uma análise à glicose que serve para detectar a diabetes gestacional. Ora bem, parece que esse teste não é pêra doce. Faz-se a análise ao sangue e depois é-nos dada uma mistela super doce com sabor a laranja ou limão. Temos de beber essa mistela, em jejum, e esperar uma a duas horas, para depois tirar novamente sangue.
Eu tinha super receio de fazer esse teste, por isso fui adiando, adiando.. 
A análise tem de ser feita entre as 24 e as 28 semanas. 
Qual não é o meu espanto quando, na sexta-feira, depois de tirar sangue a médica me diz que estou despachada. Parecia que estava mesmo a adivinhar...
O meu “rico” médico de família esqueceu-se de passar a análise mais importante de uma gravidez!!!! Como é possível?! É mesmo incompetente!!!
Segunda-feira tenho consulta de Saúde Materna para me passar as análises do 3º trimestre e,  já lhe pergunto pela análise!
Na terça-feira tenho consulta de ginecologia com a Drª Lígia Ribeiro às 9h. Vamos a ver se dá para ver o sexo do bebe. Quero começar a comprar roupas!
 Soube dela através do meu irmão. E esta informação leva-me a uma super novidade!  Vou ser TIA!!!!!!! :D A minha cunhada está grávida de 7 semanas!!!! :D O nascimento está previsto para inícios de Junho.
Mãe e tia no mesmo ano!!! :D
Ando em mudanças. 
Vamos mudar-nos para a casa do meu cunhado.Ele construiu uma vivenda e vai arrendar-nos o apartamento dele. a renda sempre é mais barata do que a da outra casa.
O Filipe e o meu pai têm levado algumas coisas. Mas a mobília vai na sexta-feira. 
No final do mês temos de deixar esta casa. Estou deserta para me  mudar para poder comprar a mobília do quarto do bebe e, quem sabe, lhe dar uma pintura. :D

3ª feira - 25 de Outubro  (30 semanas e 2 dias)

Vem aí um “PILAS”!!!! :D
Pois é, o meu bebé enganou-nos a todos!! Estava tudo à espera de uma menina e vem aí um menino. Tudo excepto o pai. O pai nunca perdeu a esperança de que seria um menino! :)
Hoje fui a uma consulta com a ginecologista, Lígia Ribeiro. Uma pessoa cinco estrelas! Passou-me baixa de gravidez de risco! :D 
O meu irmão foi comigo e viu a ecografia. Foi a primeira vez que ouviu o coração de um bebé! :)
Quando ela me disse que era um menino senti uma felicidade imediata! Pensei logo no Filipe e o quanto ele ia ficar feliz da vida! Até derramei uma lagrimita! :P
Acho que no geral a família vai ficar um pouco, não direi triste, mas sim surpreendida! Neto é neto! Sobrinho é sobrinho! Menino ou menina vai ser, sem dúvida nenhuma, muito amado! :)
Sempre quis ter uma menina primeiro... Mas o meu menino vai ser amado da mesma maneira!! Sem dúvida alguma! :)
Agora é começar a pensar no enxoval porque não tenho nada de rapaz! :D
A seguir ao almoço tenho de ir para o Centro de Saúde arranjar vez para entregar o papel da obstetra com a baixa de risco.
Só espero que não gere confusão por causa da baixa normal que só acaba no dia 4 de Novembro. A de risco começa a partir de hoje. Não há-de ser nada.
Agora vou esperar que o Filipe venha almoçar a casa. Dei-lhe a notícia por telefone. Ficou feliz da vida! :D
Vou fazer o almoço...

4ª feira – 2 de Novembro (29 semanas e 5 dias)

Já estamos instalados na nova casa. 
Felizmente apanhamos um fim de semana de sol para fazer as mudanças. 
Esta semana a chuva e o vento voltaram em força. Ouve-se o vento forte e dentro de casa... :S
O Filipe tirou algumas horas de manhã para tirar o resto das coisas que ainda tínhamos na outra casa. Fomos dar baixa dos contadores da água e do gás. Ficou tudo para a última da hora. Até estou admirada do antigo senhorio ainda não ter pedido as chaves... Ainda não deve ter arranjado ninguém.
Hoje, às 16h, começam as aulas de Preparação para o Parto, no Centro de Saúde do Entroncamento. Levei o Filipe ao entreposto à hora de almoço para ficar com o carro. Já não conduzia quase desde o início da gravidez!! :D
Na segunda-feira fui fazer, finalmente, o teste da glicose para saber se tenho diabetes gestacional. Hoje já têm os resultados prontos.
A minha sogra fez o favor de me ir lá pôr, pois o Filipe teve de ir trabalhar. Depois à hora de almoço o Filipe foi-me buscar.
O teste consiste em beber uma mistela com sabor a limão, super doce. Até fico enjoada só de pensar!
Tirei sangue primeiro e depois bebi aquilo em dez minutos. Estava fresquinho. Os primeiros cinco goles bebi-os bem. Até pensei que não era assim tão mau! :) Mas quando aquilo bateu no estômago vazio... ui! Tive de respirar fundo para não me vomitar toda. Quando me senti melhor, bebi o resto de uma só vez. Arrependi-me logo a seguir! Ai que enjoos... ao fim de uma hora fui tirar novamente sangue. E passado outra hora mais sangue.
Estive lá duas horas cheia de fome e enjoada com aquela porcaria! Que seca!! 
Pelo menos para a semana já tenho os resultados deste teste e das análises para mostrar ao meu médico e à minha obstetra.
Só espero que esteja tudo bem...

2ª feira – 7 de Novembro (31 semanas)

Hoje fui a mais uma consulta de Saúde Materna. Estou com 62Kg. 
Mostrei as análises ao médico. Tenho um pouco de anemia. O mau colesterol está um bocadinho elevado e está tudo bem com o teste da glicose. Nada de diabetes! :D
Amanhã tenho consulta com a obstetra e vou-lhe pedir para me passar as análise do 3º trimestre. 
O meu bebé tem-me mandado com cada guinada nas “partes baixas”!!! Se não me ponho a pau qualquer dia começo a perder “líquidos”! :D É uma sensação super desagradável. Tenho receio que já sejam contracções...


6ª feira – 18 de Novembro (32 semanas e 4 dias)

Hoje foi a ecografia do 3º trimestre.
O Afonso já está com 2 kg, 43,5 cm e no percentil 50. :D
Ontem fui a casa do meu cunhado Paulo. Foi o aniversário dele e fomos lá cantar os parabéns.
A meio da noite o meu “puto” dá em se mexer!!!! Foi um rebuliço na minha barriga!! Ficou tudo parvo a olhar!!! :D E o Afonso ali na boa a mexer-se todo.
Hoje na ecografia descobri que ele já está de cabeça para baixo. E tem o rabo onde antes tinha a cabeça. :D Às tantas virou-se ontem à noite! :)
A médica disse que estava tudo bem com ele e que era um rapaz perfeitamente normal.
Semana que vem tenho de ir ao Centro de Saúde, a uma consulta de recurso, pedir análises que a minha obstetra me passou. O meu médico de família está de férias até dia 6 de Dezembro.

2ª feira – 21 de Novembro (2 semanas e 7 dias)

Ontem fomos ao IKEA, em Loures. Levamos dois carros. O meu irmão, a Cristina e a minha mãe foram na carrinha do meu pai. Eu e o Filipe fomos no comercial do meu cunhado Paulo. Fomos buscar a mobília para o quarto do Afonso.
Saímos de casa por volta das 9:15h e chegamos a casa eram umas 18:15h.  
Aquilo é enorme!!!! :D Tem imensa coisa para ver. Mas eu cheguei a um ponto em que estava esgotada...
Trouxe tudo o que tinha na lista. Agora só falta montar. Mas primeiro tenho de pintar o quarto do meu filhote... Mas não podemos demorar porque temos 15 dias para ver se o material está todo em condições.
Queríamos contratar um pintor, mas achamos que ficava mais em conta ser o Filipe a fazê-lo. Não precisa de ficar nenhuma obra de arte. Só quero dar uma cor ao quarto. 
Temos de nos despachar, senão qualquer dia o puto quer sair e não tenho nada pronto. Nem roupa nem quarto! :)
Por falar em roupa, à tarde fomos até ao Dolce Vita Tejo, à PRIMARK ver de roupa para o Afonso. 
Tem muito pouca coisa para recém nascido menino. Para menina tem imensa. Não se percebe!
 Ainda gastei 65€. Trouxe umas dez peças. Muitas delas cores neutras.
Mas aquilo ao fim-de-semana é terrível. É gente por todo o lado. Até vi umas miúdas a enfiarem uns casacos de criança nas malas!! É mesmo uma confusão. Fica difícil uma pessoa fazer compras sossegada. E depois há a imensa fila para as caixas. Por sorte. quando ia para a fila, a minha cunhada já lá estava à frente, quase a pagar. Senão perdia ali imenso tempo!
A viagem até se faz bem. Demorámos uma hora e uns minutos do Entroncamento ao IKEA. E mais uns minutinhos do IKEA à PRIMARK. Mas acho que só lá volto depois do Afonso nascer. As minhas costas e os meus pés deram cabo de mim. Cheguei a casa de rastos!!
Esta semana tenho de ir a uma consulta de recurso pedir as análises que a obstetra me passou e tenho de as fazer. Dia 6 tenho de as ter prontas para lhe mostrar. Vai ser mais uma tarde perdida no Centro de Saúde...

4ª feira – 7 de dezembro (35 semanas e 2 dias)

Ontem fui a uma consulta com a minha obstetra. Ela viu as minhas análises e disse que tinha as hemoglobinas baixas, ou seja, os glóbulos vermelhos. Para não correr o risco de ficar com anemia depois do parto  e ter de levar uma transfusão, a doutora receitou-me mais ferro. Agora tenho de tomar o FOLIFER  e o MAGNOFER.
Depois fez-me uma ecografia e disse que o meu Afonso está com baixo peso! :S
O meu pequenote está com baixo peso porque eu não me alimento em condições!! :( Fiquei de rastos!!!
Dia 20 (3ª feira) tenho nova consulta. Vou fazer um CTG e ela vai ver o meu colo do útero. Vamos a ver se consigo aumentar o peso do meu menino em 15 dias...

3ª feira- 13 de Dezembro (36 semanas e 2 dias)

Hoje estive de volta das malas, minha e do Afonso. Ontem estive a passar a ferro o resto da roupinha dele e hoje pus mãos ao trabalho.
Já planeei as roupas do bebé. Pus 3 mudas de roupa exterior. E à parte pus mais duas mudas interiores.
Na minha falta pôr os soutiens de aleitamento (que ainda não comprei) e os chinelos de banho (que estão algures na garagem).
Ainda há-de faltar mais qualquer coisita, mas já estava cansada de andar de um lado para  o outro. Amanhã trato do resto.
Já tenho os papéis da LUSOCORD assinados pela minha obstetra. Só falta preencher com os meus dados e enviar para lá. Quero ver se o faço esta semana. Mas ando tão esquecida...
Já falta tão pouco tempo para conhecer o meu Afonso... :D
E para a semana já é NATAL!!!!!! :D 
Como o tempo passa depressa...

3ª feira – 20 de Dezembro (37 semanas)

Hoje foi dia de consulta com a Drª Lígia. O Afonso está com 2,700Kg. No dia 30 deste mês tenho de ir ter com a minha obstetra ao Hospital de Abrantes para fazer o CTG. O Afonso tem de aumentar mais 300g em 10 dias. Mas já estou mais descansada, pois aumentou de peso. :D
A Drª receitou-me uns comprimidos para a azia que tem andado terrível e uns cremes para depois do parto. 
Aconselhou-me a ter as malas prontas quando fosse ter com ela, “just in case”! Disse-me para caminhar e ter relações para ajudar o colo do útero a dilatar. 
Até dá um frio na barriga só de pensar que está tão próximo..! 


2ª feira – 2 de Janeiro 2012 


Na 6ª feira passada fui a Abrantes fazer um CTG. Depois de o fazer fui vista pela minha obstetra que detectou que já tinha rompimento de bolsa e que ia ficar internada. Caiu-me tudo aos pés!!! Não estava mentalmente preparada para trazer o Afonso ao mundo! Depressa tive de me mentalizar.
Dei entrada no bloco operatório perto das 11h da manhã. Fui posta a soro para ajudar a acelerar as contracções. Já tinha 3 cm de dilatação.
Passado um tempo depois a minha médica veio-me ver e disse que a dilatação estava a ser rápida. Ainda vomitei duas vezes devido ao antibiótico que estava a levar na veia. As contracções foram ficando cada vez mais fortes e menos espaçadas. Custou um bocadinho,  e finalmente lá levei a epidural. Bendita epidural! Continuei a sentir as contracções, mas sem as terríveis dores.
A minha obstetra foi sempre 5 estrelas comigo. Depois de muito fazer força  foi chamado outro médico para ajudar no parto. Saltou-me para cima e, dois puxões depois, o meu menino estava cá fora. Mal o vi. Pousaram-no ao de leve em cima de mim e, logo o levaram para ser limpo.
De seguida foi a altura de ser costurada. Tive dores horríveis. Contorci-me toda. A Doutora Lígia lá se apercebeu e deu-me uma anestesia. Mas não foi nada fácil.
Os meus pais tiveram a oportunidade de me visitar ainda na sala de partos.
De seguida fui levada para o quarto e eles foram-se embora. 
Às 19h recebi a visita da minha sogra e de uma cunhada dela.
O pior estava para vir de madrugada. O Afonso não me deixou dormir nada. Assustava-se com o mais pequeno barulho e eu estava sempre de olho aberto a olhar por ele. Foram duas noites em branco. O mal é que ele não sabia mamar. Chupava mas não se alimentava em condições.
O Filipe pôde passar a passagem de ano comigo e com o Afonso. Só me apeteceu chorar quando ele teve de se ir embora. :(
Graças a DEUS tive alta no Domingo de manhã. Estava exausta, só queria vir para casa e já não aguentava estar ali nem mais um dia. 
O Filipe e os meus pais foram-nos buscar e, finalmente, viemos para casa. Saímos do hospital à mesma hora que o meu menino nasceu. Eram 15:20h. :)
Ontem à noite, perto das 23h, depois de muito ouvir o meu menino berrar e, sem saber o que fazer para o acalmar, fomos ao hospital com ele. Estava a desesperar!!
A pediatra que nos atendeu foi 5 estrelas connosco. Ensinou-me a estimular os mamilos e dar-lhe mama. Estivemos lá com ela quase 2h. Compramos um suplemento para ele tomar após a mama e tem feito milagres. Ele fica saciado e dorme mais tempo. Mas só 5ª feira é que vou saber se estou a fazer bem quando for à consulta com a pediatra.
Não está a ser fácil. Mas desde que não stress e desespere tudo se resolve. Só quero ver o meu filho bem.


Resumo do dia 30 de Dezembro 2011:

30 de Dezembro 2011,  às 15:23h, nasceu o Afonso!
Era para ser mais um dia normal, à excepção do CTG que tinha marcado no Hospital de Abrantes.
Realmente passei a noite com algumas contracções que se prolongaram pela manhã. Mas estava longe de imaginar o que aí vinha.
Às 9h lá estávamos, eu e o Filipe, para a consulta com a minha obstetra, Dr.ª Lígia Ribeiro.
Depois de feito o CTG fui consultada pela minha médica. Ela fez-me um exame vaginal e apercebeu-se que eu já tinha a bolsa amniótica rota. Ou seja, estava a perder líquido e nem me tinha apercebido!!! :P Disse-me logo que já não ia a lado nenhum e que o bebé ia nascer naquele dia!

Dei entrada no bloco de partos por volta das 11h. O Filipe esteve sempre comigo.
Uma enfermeira colocou-me a soro e deu-me antibiótico para acelerar as contracções.
Poucas horas depois vi o meu bebé pela primeira vez!
E aí começou uma nova etapa nas nossas vidas.
A MELHOR DE TODAS! :D